segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Roberto e Javi García têm nível para a selecção


A camisola da selecção espanhola não é tecido desconhecido para Roberto e Javi García. Separados por apenas uns meses de idade, os dois futebolistas cresceram quase a par nas equipas jovens da Roja, desde os sub-17 até aos sub-21, enquanto defendiam, nos clubes, as cores dos rivais Atlético e Real Madrid.

Agora homens feitos, os dois espanhóis do Benfica correm atrás do sonho de representar a equipa que se sagrou campeã mundial este ano e europeia em 2008. E têm ambos motivos para acalentar essa esperança, porque é o próprio seleccionador espanhol a dizê-lo, por intermédio de O JOGO. O experiente - e cavalheiro - Vicente del Bosque recorda, aliás, que já conhece Roberto e Javi García há bastante tempo, praticamente desde que os dois eram adolescentes, encontrando-se atento ao que têm feito no campeão português. "São jogadores que conheço há muito tempo, desde pequenos, desde que eram muito jovens. E estou naturalmente a acompanhar a sua evolução e os seus desempenhos no Benfica", afirma, a O JOGO, o homem que no último Verão cometeu a proeza de levar a Espanha ao seu primeiro título mundial, na África do Sul.

Del Bosque não tece estas considerações na lógica do politicamente correcto, uma vez que recorda de imediato a lei de imensa oferta para poucas vagas que se aplica à selecção espanhola, mas faz questão de salientar que, apesar da concorrência, Roberto e Javi García são unidades a ter em conta nas respectivas posições. "Todos sabem que temos uma concorrência muito grande na selecção de Espanha, mas claro que eles os dois têm potencial e nível para ambicionar um lugar. Não é nada que não esteja ao alcance deles", assinala o treinador natural de Salamanca (acaba, curiosamente, de fazer 60 anos, no dia 23).

Del Bosque entende mesmo que tanto o guarda-redes como o trinco da equipa da Luz só confirmam a qualidade que já lhes era reconhecida no país vizinho e não foram obrigados a mudar de espaço para se afirmarem, até porque, reforça o sábio técnico, os dois teriam lugar "em qualquer equipa" da liga espanhola, aquela que é de forma quase unânime considerada a melhor de todo o planeta: "Não tenho dúvidas disso. Tanto o Roberto como o Javi poderiam jogar perfeitamente em qualquer equipa de Espanha."

                                                                                                                                        in O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário